HISTÓRIA DO CORFEBOL
O Corfebol surgiu na Holanda em 1902, inventado por Nico Broekhuyesen, inspirado num jogo sueco denominado Ringboll.
"Naquela altura a Associação de Educação Física de Amsterdam solicitava um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito dispendioso, solicitasse uma actividade física geral e que fosse atraente para os jovens. Um jogo com estes requisitos não existia mas Broekhuysen sentiu tê-lo encontrado na Suécia...".
Teve uma boa aceitação e expansão da modalidade logo após a sua apresentação, e em 1903 constitui-se a Associação Holandesa de Corfebol. Nos anos seguintes a actividade desenvolveu-se essencialmente na Holanda e junto dos mais jovens, vindo progressivamente a aumentar a sua popularidade e o número de praticantes, sendo actualmente cerca de 100 mil na Holanda.
Em 1920, foi apresentada como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos. Nessa altura a Bélgica inicia a sua prática e, devido à sua proximidade geográfica com a Holanda, depressa se desenvolveu, levando à formação da Associação Nacional em 1921. Oito anos mais tarde, foi novamente modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Amsterdão, em 1928.
Em 1933 a modalidade sofre um novo impulso com a criação da I.K.F. (International Korfball Federation). Após a 2ª Guerra Mundial, inicia-se o processo de divulgação a nível mundial, que começou pela Grã-Bretanha, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Estado Unidos, Austrália ... e que até aos dias de hoje tem vindo a aumentar progressivamente o número de países que aderem à I.K.F.
Um facto significativo da sua história e evolução é o aparecimento em 1952 do Corfebol "indoor" (de interior), que é praticado num campo de 40x20 metros, dividido em duas zonas e jogando-se apenas com 8 jogadores - 4 rapazes e 4 raparigas por equipa. Foi sobretudo esta versão que se internacionalizou e que se afirmou em termos competitivos, já que todas as grandes competições internacionais (Campeonato do Mundo, Jogos Mundiais, Campeonato Europeu, Taça dos Clubes Campeões Europeus) se disputam assim. Apenas na Holanda e na Bélgica, o Corfebol "outdoor" (praticado ao ar livre, originalmente num campo com três zonas mas que na época de 1991/1992 passou para duas zonas) ainda atinge grande expressão e popularidade.
Todo este incremento internacional da modalidade levou à realização do 1º Campeonato do Mundo em 1978, na Holanda, com a presença de 8 equipas.
O início do Corfebol em Portugal remonta a 1982. Nesse ano foi realizada uma acção de divulgação de Jogos Tradicionais em que foi apresentado o Corfebol, tendo o professor Jorge Calado formado o primeiro núcleo de Corfebol na sua escola.
Só no ano de 1985 foi realizada, no ISEF de Lisboa (actualmente a Faculdade de Motricidade Humana), a primeira acção de formação especificamente sobre Corfebol, tendo sido criado o primeiro núcleo de Corfebol com alunos e professores do ISEF, que mais tarde foi enquadrado no ISEF Agon Clube.
A partir desta altura assiste-se a uma fase de grande divulgação e desenvolvimento da modalidade, conduzida por Mário Godinho e Jorge Calado.
Com o surgir de novos clubes e equipas, realiza-se na época de 1988/1989 o primeiro Campeonato Nacional.
Em Março de 1991 é criada a Federação Portuguesa de Corfebol.